sábado, 23 de maio de 2015

O perigo da Humanização nos cães




Todos os dias centenas de adestradores e comportamentalistas recebem telefonemas de proprietários desesperados, com diversos tipos de problemas ,que vão desde um simples chorinho a agressividade , mas o que a grande maioria não sabe e que na maioria das vezes ele e o grande culpado, sim em 90% dos casos o dono e o gatilho e causador dos problemas .
A humanização tem se tornado um grande problema , cada vez mais pessoas estão optando em não ter filhos,ou se sentem sozinhas ou querem fazer do cão o seu primeiro filho ,    
Em tudo na nossa vida devemos ter discernimento ,pois carinho de mais ou carinho nem um e ruim,este e o ponto onde todos proprietários tem esta duvida ,e acabam fazendo dos seu cães crianças com caldas , e ai que os problemas começam ,cães por mais que doa voce ler isto ,eles não são crianças com caldas , eles são e vão ser sempre felizes sendo e fazendo coisas de cães, então que tal mudar um pouco seu pensamento super protetor materno, e buscar aprender o que realmente faz um cão ser feliz .

 O que e legal , e o que não e legal ? 

Roupas em cães,bom se não for por motivo de o cão realmente dele estar sentido frio ou precisar para se proteger em serviço ,não o menor motivo de cães usarem roupas ,já que queles já nascem com um belo casaco de peles ,então vamos esquecer estes bailes a fantasias de cães e outras coisas que e legal para humanos e não para seu cão .

Proibir o seu cão de ir a rua,isto não e legal ,  se socializar com cães e pessoas e gastar energia e muito bom para seu cão ,cães são andarilhos por natureza,quem na rua nunca viu cães que acompanham catadores de papel os recicladores,os cães amam sair nestas caminhadas , e detalhes ao contrario de muitos cães que tem um lar hiper protegido ,estes cães não tem medos de andar na rua,andam tranquilamente entre pessoas,carros e motos , e dificilmente param para falar com pessoas ou outros cães na rua,eles naquele momento tem uma unica coisa na mente a busca por alimentos e sobrevivência ,os instintos básicos da vida.

 Falar com seu cão em excesso  , não e legal ,sim sabia que passar o dia inteiro falando pode criar um problema , o mais comum e ansiedade por separação ,o ideal e ter o equilíbrio ,chegar em casa e fazer o cão entender que ele não e o super star da casa,  pois dificilmente voce conseguira ficar 24 horas com este cão ,e no momento que el tiver de ser deixado so ,sera complicado teremos latidos e chorros ,e as brigas com vizinhos ,então que tal não criar uma frustração desnecessária em seu cão .

Seu cão não precisa de muita coisa para ser feliz

Uma simples bolinha pode tornar o mundo dele muito mais feliz ,sim por que ele vai estar produzindo os hormônios da alegria 


Serotonina e endorfina são os hormônios da felicidade



Um bom passeio e outra forma de criar uma boa ligação com seu cão ,brincadeiras num parque,praça ou numa praia e algo super legal, e garanto que seu cão vai amar,


Não quero que voce deixe de amar seu cão, e claro que não eu amo meus sete cães ,mais nunca trocaria meu filho por eles, eu cuido deles com todo carinho ,criando para eles atividades  divertidas e sempre buscando o enriquecimento ambiental e mental dos meus cães .
Nos meus mais de 30 anos de trabalho com cães, o que mais vi foram pessoas ,que juravam amar seus cães como a seus filhos, mas que ao primeiro erro como destruir um sofá,latidos em demasia ,rosnado eram logo abandonados  ,caso  tenha a possibilidade visite um abrigo para cães e vai descobrir historias de lindos cães ,que eram filhos e filhas ,mas hoje vivem uma vida de horror , tenha um cão por que voce quer um amigo de caminhada,uma amigo para fazer uma atividade esportiva ou ate mesmo por que não quer ficar so ,mais nunca  o Humanize seu cão,eles sempre serão felizes sendo cães .
Os proprietários se tornam verdadeiros escravos de seus cães .Muitos não podem se ausentar um minuto de casa.O prejuízo maior e para o cão que vai sofrer toda vez que tiver de ser deixado sozinho .
O resultado e que cada vez mais tenho escutado de muitos donos, e que nunca mais vão querer ter outro cão na vida ,ou seja o que era para ser um prazer uma alegria para família se tornou desgastante .


Abaixo seguem alguns conselhos para tornar a convivência com o seu cão sempre prazerosa:
1)O cão deve ser acostumado desde filhote a ficar algumas horas sozinho. Dando a ele um brinquedo ou um osso de couro antes de sair, ele passara muito bem na sua ausência.
2)É importante que desde filhote, ele tenha contato com outros cães. Isto irá deixá-lo mais sociável. Para que ele não corra risco de contrair doenças só deixe ele ter contato com animais que estejam com a vacina em dia, e que tenham sido vacinados em uma clinica veterinária.
3)Evite  dar ração na boca dele todos os dias, isto irá deixá-lo extremamente dependente de você.
4)Pegar no colo e fazer carinho é muito bom, mas não o dia todo. Eles devem ficar solto no chão a maior parte do tempo, para brincar exercitar.
5) Se tiver muitas duvidas chame um profissional , com certeza ele ira lhe ajudar como ter um cão equilibrado e feliz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário